Os processos de vendas vão muito mais além do que só disponibilizar produtos ou serviços. Cada venda deve ser estabelecida por meio de um relacionamento com o cliente, estruturando o processo. Se você se aproxima dos clientes buscando a venda direta, pode acabar assustando e afastando pessoas que ainda estão em dúvida sobre a compra. Pensando assim, é essencial ter uma forma de se relacionar constantemente, e que possa ser mais pessoal. É aí que entra o e-mail marketing.
Trabalhando com este meio dentro de um funil de vendas, seu negócio terá em mãos uma ferramenta bastante efetiva e que tem, comprovadamente, altas taxas de conversão. Vamos dar algumas dicas sobre o trabalho com e-mail marketing, para você utilizá-lo de forma mais efetiva.
1. O e-mail marketing permite uma prospecção mais segmentada.
Antes de utilizar o e-mail marketing como ferramenta de vendas, é preciso que você estabeleça estratégias para prospectar seus possíveis clientes. Seja com um trabalho de redes sociais, algum box em seu blog ou usando landing pages, seu cliente precisa chegar de alguma forma na sua lista, e por vontade própria. O uso de iscas digitais também é muito importante para segmentar sua lista através de interesses. Assim você otimiza o tempo e aumenta a produtividade, pois seus leads já estarão segmentados para o nicho com o qual você pretende trabalhar.
2. A comunicação se torna mais pessoal.
Em vez de tratar todos como se fossem a mesma pessoa, você pode chamar seus leads pelo nome, usando configurações específicas nos serviços de e-mail marketing. Desta maneira, você se aproxima mais deles, o que eleva muito mais as chances de convertê-los em vendas. Os tipos de abordagens variam dependendo do seu produto e da fase do funil de vendas.
3. Trabalhe com as emoções:
Uma das vantagens da qual mais se pode tirar proveito no e-mail marketing é trazer uma comunicação que atinja as emoções do seu cliente. Utilizando gatilhos mentais, você pode despertar sentimentos que estão ligados diretamente a decisão de compra. Quem usa isso da forma certa acaba gerando muito mais vendas e clientes fidelizados.
4. Permite análises detalhadas:
Bons serviços de e-mail marketing permitem que você verifique a taxa de abertura e redirecionamento das suas campanhas. Isso torna muito mais fácil determinar o que deu certo ou não na sua estratégia. É possível realizar testes e, principalmente, entender o que pode ser melhorado e o que está dando certo.
O e-mail marketing é uma estratégia de vendas utilizada por grandes marcas. Um trabalho adequado com essa ferramenta pode fazer sua empresa crescer ainda mais. Para isso, você pode contar com a Ipanema, pois estratégias criativas convertidas em resultados são a nossa praia.