Passado o período da Páscoa, onde somos levados a repensar nossos valores e princípios pessoais, tirando aqueles que não condizem mais com nossa realidade e reimplantando novos, voltemos, então, à discussão sobre a construção de valores para a consolidação das marcas, como foi falado no artigo anterior.
Dentro dessa discussão de construção de valores no marketing, ouvimos falar em brand equity, que traduzido ao pé da letra quer dizer “equidade da marca”, ou seja, são aqueles valores que equivalem ao seu produto, serviço ou marca, a forma como o consumidor pensa, sente e age em relação a eles. Esses valores são obtidos a partir de um bom trabalho de branding, que equivale ao fortalecimento da marca.
O desafio maior é agregar valores positivos à marca, pois é através deles que ela será vista e lembrada no mercado e pelo público consumidor, evitando ser mais um dos casos existentes de marcas que são reconhecidas facilmente de forma negativa.
Quer ver um exemplo? Se você pegar duas camisetas exatamente iguais, do mesmo tamanho, cor e tecido, você poderá vender as duas pelo mesmo preço. A partir do momento que é estampado em uma delas o símbolo da Nike, por exemplo, você pode dobrá-la de preço e existirão consumidores que irão pagar por isso, pelo valor e fama que a marca tem no mercado.
E ai você pensa: Mas o que isso tem a ver com marketing digital?
Por acaso você já viu alguma marca forte que não tenha nenhuma presença digital? Hoje, seria impossível, pois o meio digital é atualmente o mais barato e que traz maiores resultados. Ou vai dizer que você nunca procurou referências de uma marca na internet antes de adquirir algum produto dela?
Se a marca tem ciência de que seus compradores estão procurando opiniões sobre ela em um local, ela pode (e deve!) investir pesado em inserir ali um grande número de informações positivas sobre ela, seus produtos e serviços. Dito isso, fique atento ao modo como a sua marca é comunicada dentro das mídias digitais, observando os seguintes pontos:
Boa elaboração do marketing de conteúdo, buscando propagar a mensagem da marca de forma clara e forte, criando uma identidade visual;Boa escolha dos canais de divulgação, pois não adianta se impor onde o seu público não está;Distinção de “tom de conversa”, ou seja, escolha uma maneira de falar com o seu público. É de uma forma bem humorada ou mais séria? Descubra a melhor maneira de conversar com o receptor da mensagem e utilize-a sempre! É muito ruim conversar com alguém que muda o tempo todo de humor, certo?Assiduidade, pois não adianta nada você ter uma mensagem massa para passar se você só transmite, por exemplo, uma vez a cada seis meses. Não tenha dúvidas, enquanto você não está fazendo, muitas outras empresas então e as pessoas vão esquecer da sua marca!
Chegamos então à conclusão de que investir no marketing digital e no brand equity, de forma coerente e correta, pode significar a transformação da sua pequena empresa em uma potência de mercado.
Saiba como consolidar os valores da sua marca através do marketing digital entrando em contato conosco. Temos ideias além da conta e não sossegamos até que você e seus clientes tenham algo que realmente faça a diferença. Seja na capital, no interior ou quem sabe no restante do Brasil, nossa criatividade irá trabalhar para a sua marca se destacar.
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Por: Ana Karolina – Social Media da Ipanema