Segundo a revista Meio&Mensagem, “nos posts das 10 maiores marcas brasileiras no Facebook é nítida a falta de diversidade”, diz também que “65% das mulheres não se identificam com a maneira como são retratadas na publicidade brasileira”. Sabendo disso, chegamos ao questionamento: que sociedade é essa retratada na publicidade brasileira? Quem são essas mulheres brancas, magras, altas e de cabelos lisos dentro de uma população onde 53% das pessoas são negras ou pardas e 48% das mulheres estão acima do peso? Isso mostra como a comunicação ainda é usada como forma de difundir e fortificar padrões que estão longe de serem alcançados pelos brasileiros. O que é uma pena, já que nosso mercado é um canal aberto e continuo de informações que pode implantar e fomentar opiniões de aceitação, mas não está sendo usado para programar esses “novos ideais”. Felizmente, nem todas as marcas continuam ignorando esse tema e estão aderindo essa “transformação”, seja por estar em alta ou por acreditar realmente na diversidade, como o exemplo da Riachuelo ou do O Boticário, que lançam constantemente campanhas voltadas para a desconstrução e diversidade de gênero e arrebatam milhares de fãs e seguidores nas redes sociais e no mundo.
No dia 28 de junho foi comemorado o Dia do Orgulho LGBT, data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969, onde policiais agrediram gays, lésbicas e trans que frequentavam o bar Stonewall Inn. Dito isso, que tal inserir o tema na sua pauta? Pare um pouco e pense qual o seu posicionamento de marca em relação a esse assunto tão debatido atualmente. Você está comunicando para as pessoas certas? Ou também está propagando ideais e modos de vida que, talvez, estejam fora de alcance?
Por: Karolina Lopes – Social Media da Ipanema
Outros Assuntos
12 de novembro de 2024
Como Preparar sua Empresa para Maximizar Vendas na Black Friday
A Black Friday é uma oportunidade essencial para empresas produzirem suas vendas e alcançarem novos clientes. Para se destacar, é fundamental uma preparação estratégica com foco em atrair, engajar e converter. Confira algumas dicas da Ipanema para preparar sua empresa: 1 – Planejamento Antecipado e Estoque Organize-se com antecedência para definir os produtos em […]
9 de janeiro de 2024
HORA DO CAFÉZIN – O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO
No primeiro episódio de 2024 do Hora do Cafézin, contamos com a presença da Ana Paula Grangeiro, da Fala Síndico e da Leonor Coimbra da Canal A. Em uma conversa instigante, as convidadas compartilharam suas visões e experiências sobre O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO. Assuntos como as responsabilidades e desafios que as mulheres […]
18 de setembro de 2023
HISTÓRIAS SOBRE ATENDIMENTO QUE NINGUÉM CONTA PT.1
É inegável que a profissão de atendimento já tem um lugar garantido no céu. Desde ter que sentar em saco de arroz para fechar um contrato até ter que se desdobrar para conseguir cortesias para eventos, passa pelas situações mais inusitadas possíveis. Mas além disso, o que de fato faz o atendimento? Seu trabalho está […]