Ao longo dos últimos dez anos, a comunicação evoluiu em consequência das mudanças tecnológicas, sociais e mercadológicas, resultando na cultura da convergência. Criada por Henry Jenkins, a cultura da convergência se refere a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa e a inteligência coletiva.
Nesse novo cenário, a audiência transita por diversos canais, participando ativamente da criação de conteúdo, propagando informações e consumindo em diferentes plataformas. Para impactar esse novo perfil de audiência, surge a necessidade de uma comunicação 360 (crossmedia), na qual uma mesma narrativa é contada em diferentes tipos de mídia, seguindo a linguagem de cada meio (texto, vídeo, áudio, imagem e etc). As empresas devem manter uma comunicação ampla e estruturada, ou seja, estar presentes nos mais diversos meios de comunicação (on e off) com um discurso coerente em todos eles.
Mas afinal, qual a importância do crossmedia? Esse novo formato de comunicação é importante pois atende a demanda do consumidor atual, que consome vários tipos de mídia simultaneamente, ou seja, no mundo ideal, o investimento deve ser feito em diversos meios de comunicação, tanto online como offline, pois o que vem acontecendo de forma exponencial é o direcionamento de todos os esforços ou em um tipo de mídia, ou em outro.
Um case da marca Ferrero mostra na prática como o crossmedia pode ampliar o alcance e estimular o engajamento do público. Com o intuito de divulgar o produto Nutella, a campanha em questão oferecia a possibilidade de customizar o rótulo da embalagem com o seu nome. Para divulgar a ação a empresa investiu em diversos meios de comunicação (TV, rádio e mídias digitais internacionais). O resultado foi além do esperado e os 1.000 rótulos, que seriam disponibilizados inicialmente por semana, esgotaram em apenas duas horas, levando a empresa a disponibilizar 1.000 rótulos por dia.
Conta pra gente, você já foi impactado por alguma campanha de Crossmedia que te marcou? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema pra gente abordar aqui? Comenta abaixo ou manda um DM no nosso Insta. Vai ser um prazer trocar uma ideia contigo (:
Outros Assuntos
12 de novembro de 2024
Como Preparar sua Empresa para Maximizar Vendas na Black Friday
A Black Friday é uma oportunidade essencial para empresas produzirem suas vendas e alcançarem novos clientes. Para se destacar, é fundamental uma preparação estratégica com foco em atrair, engajar e converter. Confira algumas dicas da Ipanema para preparar sua empresa: 1 – Planejamento Antecipado e Estoque Organize-se com antecedência para definir os produtos em […]
9 de janeiro de 2024
HORA DO CAFÉZIN – O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO
No primeiro episódio de 2024 do Hora do Cafézin, contamos com a presença da Ana Paula Grangeiro, da Fala Síndico e da Leonor Coimbra da Canal A. Em uma conversa instigante, as convidadas compartilharam suas visões e experiências sobre O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO. Assuntos como as responsabilidades e desafios que as mulheres […]
18 de setembro de 2023
HISTÓRIAS SOBRE ATENDIMENTO QUE NINGUÉM CONTA PT.1
É inegável que a profissão de atendimento já tem um lugar garantido no céu. Desde ter que sentar em saco de arroz para fechar um contrato até ter que se desdobrar para conseguir cortesias para eventos, passa pelas situações mais inusitadas possíveis. Mas além disso, o que de fato faz o atendimento? Seu trabalho está […]