Ao longo dos últimos dez anos, a comunicação evoluiu em consequência das mudanças tecnológicas, sociais e mercadológicas, resultando na cultura da convergência. Criada por Henry Jenkins, a cultura da convergência se refere a três fenômenos distintos interligados entre si: o uso complementar de diferentes mídias, a produção cultural participativa e a inteligência coletiva. 

Nesse novo cenário, a audiência transita por diversos canais, participando ativamente da criação de conteúdo, propagando informações e consumindo em diferentes plataformas. Para impactar esse novo perfil de audiência, surge a necessidade de uma comunicação 360 (crossmedia),  na qual uma mesma narrativa é contada em diferentes tipos de mídia, seguindo a linguagem de cada meio (texto, vídeo, áudio, imagem e etc). As empresas devem manter uma comunicação ampla e estruturada, ou seja, estar presentes nos mais diversos meios de comunicação (on e off) com um discurso coerente em todos eles. 

Mas afinal, qual a importância do crossmedia? Esse novo formato de comunicação é importante pois atende a demanda do consumidor atual, que consome vários tipos de mídia simultaneamente, ou seja, no mundo ideal, o investimento deve ser feito em diversos meios de comunicação, tanto online como offline, pois o que vem acontecendo de forma exponencial é o direcionamento de todos os esforços ou em um tipo de mídia, ou em outro. 

Um case da marca Ferrero mostra na prática como o crossmedia pode ampliar o alcance e estimular o engajamento do público. Com o intuito de divulgar o produto Nutella, a campanha em questão oferecia a possibilidade de customizar o rótulo da embalagem com o seu nome. Para divulgar a ação a empresa investiu em diversos meios de comunicação (TV, rádio e mídias digitais internacionais). O resultado foi além do esperado e os 1.000 rótulos, que seriam disponibilizados inicialmente por semana, esgotaram em apenas duas horas, levando a empresa a disponibilizar 1.000 rótulos por dia.

Conta pra gente, você já foi impactado por alguma campanha de Crossmedia que te marcou? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema pra gente abordar aqui? Comenta abaixo ou manda um DM no nosso Insta. Vai ser um prazer trocar uma ideia contigo (: