Não são poucos os cases de sucesso envolvendo política. Desde "Ey, Ey, Eymael" a "Yes, we can", existem várias campanhas icônicas, que foram capazes de mudar até os rumos históricos de países como o Brasil e os Estados Unidos.
Mesmo com a mudança das plataformas usadas na comunicação, estratégias de marketing político ainda se mostra bastante necessárias e efetivas, vide a, no mínimo, controversa campanha de Donald Trump na última eleição presidencial dos Estados Unidos.
Por isso, separamos algumas dicas para criar estratégias de Marketing Político que podem fazer bastante diferença na sua campanha.
1. Forme uma comunidade em torno do candidato. Isso promove a aproximação das pessoas junto a ele, permitindo que elas expressem suas necessidades, permitindo um melhor direcionamento da campanha.
2. Mantenha o discurso do candidato consistente. A coerência sempre faz parte de uma estratégia bem construída, e que não pensa somente em metas, possuindo flexibilidade suficiente para ser otimizada, dependendo da necessidade.
3. Não é preciso ser um expert para saber que comunicação visual é o que mais atrai quem está na internet. Isso também vale para os eleitores. Aliar os conhecimentos dos profissionais de marketing digital com o que os políticos sabem sobre as emoções que estimulam os eleitores.
4. Sua prioridade deve ser estabelecer objetivos para as campanhas on-line, e gerar relatórios semanais de campanha. Analise os dados com frequência, para otimizar suas campanhas e sua estratégia geral. Também é imprescindível estar sempre analisando os dados, pois eles geralmente são muito mais voláteis se comparados aos de campanhas comerciais.
6. Crie um calendário eleitoral desde já. Mesmo as eleições deste ano ainda não tenham começado, é importante que você possua uma grade de publicações para estruturar sua campanha de marketing. Nesse calendário, devem constar todas as postagens de redes sociais, sites, blogs e matérias que já estão agendadas.
Dica bônus: Não esqueça que a transparência é sempre o melhor aliado em qualquer campanha política, principalmente em épocas de escândalos e delações.
Outros Assuntos
6 de janeiro de 2025
Guia Prático: Como Medir o ROI do Marketing
Você já calculou o retorno de suas campanhas de marketing? O ROI (Return on Investment) é essencial para entender se suas estratégias estão realmente gerando resultados. Aqui está um guia prático para ajudá-lo a medir e otimizar o ROI. O que é ROI? ROI é uma métrica que indica o lucro gerado em relação ao […]
30 de dezembro de 2024
Seu cliente com você em 2025: Aplicações do Growth Hacking para Relacionamento Contínuo.
À medida que o mercado avança, manter o relacionamento com o cliente se torna um dos maiores desafios das empresas. O growth hacking oferece soluções inovadoras para garantir que esse relacionamento seja contínuo e cada vez mais forte. Em 2025, as marcas precisam ir além da aquisição de novos clientes e focar em estratégias de […]
20 de dezembro de 2024
Planejar é melhor do que remediar!
Planejar campanhas e ações de marketing para o próximo ano não precisa ser uma tarefa feita apenas no final de dezembro. Quanto antes sua empresa começar a se planejar, mais preparada ela estará para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem ao longo do ano. O primeiro passo é entender os objetivos da […]