Vem chegando a Black Friday, e com ela a oportunidade da sua marca se destacar e conseguir grandes resultados. Mas para isso, é preciso um ótimo planejamento, além de estar atendo a todos os detalhes relacionados ao consumo e aos consumidores. Vivemos uma época de constantes mudanças, onde estudar os novos hábitos do público que se deseja alcançar é fundamental para estar sempre um passo à frente e aproveitar tudo que esse período tem a oferecer.
A Black Friday surgiu no Brasil por volta de 2010 e, hoje, já se vê consolidada no calendário promocional. Mas esse processo não foi tão simples e exigiu algum esforço para que as pessoas conhecessem mais sobre a data. Em 2014, por exemplo, menos de 30% das pessoas sabiam do que se tratava. Hoje o cenário é outro: 50% das pessoas conectadas são e-shoppers (consumidores virtuais ou clientes eletrônicos) e veem na Black Friday uma oportunidade que precisa ser muito bem aproveitada.
Para as marcas trabalham a data, e também para as que desejam trabalhar, temos algumas dicas para você largar em vantagem. A primeira não poderia ser outra: planejamento. É importante enxergar a Black Friday como uma data que vai muito além de uma única sexta-feira. E ir além, nesse caso, é optar por um planejamento em conjunto com outras datas-chaves do fim de ano. Então, enxergue esse período como uma oportunidade de se conectar à Cyber Monday, ao 13º salário, Natal, Ano Novo e férias. Os hábitos dos brasileiros mostram que é importante tratar esses eventos como uma temporada. Vê-los de forma individual é deixar passar uma grande oportunidade.
Agora vamos a dica que é tema principal da nossa publicação: a compra online. Os números mostram que muita gente está disposta a virar e-shopper. A Black Friday é uma chance para essas pessoas entrarem de cabeça no mundo das compras digitais. Se essa é uma oportunidade para o surgimento de novos consumidores online, também significa que é a grande chance da sua marca estar mais presente nesse ambiente; seja de forma mais direta através de um e-commerce, ou mesmo direcionando um número maior de campanhas para o meio digital. Os números mostram que mais de 80% das pessoas que compram na Black Friday fazem isso de forma online. Por isso não podemos deixar de levar em consideração esses hábitos e também todos os outros fatores que mostram que sua marca deve transitar de forma ativa no virtual.
A Black Friday é a data em que o consumidor diz: “eu mereço”. Leve esse pensamento também para sua marca. Ela merece viver esse momento, ser vista e habitar a mente das pessoas de forma positiva. Para que isso aconteça é fundamental um bom planejamento. E nessa hora, você pode contar com a gente. Na Ipanema, criatividade e pensamento estratégico se unem para oferecer os melhores resultados para você.