Vem chegando a Black Friday, e com ela a oportunidade da sua marca se destacar e conseguir grandes resultados. Mas para isso, é preciso um ótimo planejamento, além de estar atendo a todos os detalhes relacionados ao consumo e aos consumidores. Vivemos uma época de constantes mudanças, onde estudar os novos hábitos do público que se deseja alcançar é fundamental para estar sempre um passo à frente e aproveitar tudo que esse período tem a oferecer.
A Black Friday surgiu no Brasil por volta de 2010 e, hoje, já se vê consolidada no calendário promocional. Mas esse processo não foi tão simples e exigiu algum esforço para que as pessoas conhecessem mais sobre a data. Em 2014, por exemplo, menos de 30% das pessoas sabiam do que se tratava. Hoje o cenário é outro: 50% das pessoas conectadas são e-shoppers (consumidores virtuais ou clientes eletrônicos) e veem na Black Friday uma oportunidade que precisa ser muito bem aproveitada.
Para as marcas trabalham a data, e também para as que desejam trabalhar, temos algumas dicas para você largar em vantagem. A primeira não poderia ser outra: planejamento. É importante enxergar a Black Friday como uma data que vai muito além de uma única sexta-feira. E ir além, nesse caso, é optar por um planejamento em conjunto com outras datas-chaves do fim de ano. Então, enxergue esse período como uma oportunidade de se conectar à Cyber Monday, ao 13º salário, Natal, Ano Novo e férias. Os hábitos dos brasileiros mostram que é importante tratar esses eventos como uma temporada. Vê-los de forma individual é deixar passar uma grande oportunidade.
Agora vamos a dica que é tema principal da nossa publicação: a compra online. Os números mostram que muita gente está disposta a virar e-shopper. A Black Friday é uma chance para essas pessoas entrarem de cabeça no mundo das compras digitais. Se essa é uma oportunidade para o surgimento de novos consumidores online, também significa que é a grande chance da sua marca estar mais presente nesse ambiente; seja de forma mais direta através de um e-commerce, ou mesmo direcionando um número maior de campanhas para o meio digital. Os números mostram que mais de 80% das pessoas que compram na Black Friday fazem isso de forma online. Por isso não podemos deixar de levar em consideração esses hábitos e também todos os outros fatores que mostram que sua marca deve transitar de forma ativa no virtual.
A Black Friday é a data em que o consumidor diz: “eu mereço”. Leve esse pensamento também para sua marca. Ela merece viver esse momento, ser vista e habitar a mente das pessoas de forma positiva. Para que isso aconteça é fundamental um bom planejamento. E nessa hora, você pode contar com a gente. Na Ipanema, criatividade e pensamento estratégico se unem para oferecer os melhores resultados para você.
Outros Assuntos
1 de julho de 2024
PREPARE-SE. VEM AÍ MAIS UMA ONDA DE SUCESSO
Com uma trajetória de sucessos consolidados no mercado cearense, a Ipanema Comunicação completa duas décadas de inovação constante, assumindo um desafio inédito em sua história. Após um longo período de negociações e alinhamentos estratégicos, a agência incorpora “à sua praia” toda a operação da Audaces, empresa também cearense com foco em Growth Marketing. A fusão […]
9 de janeiro de 2024
HORA DO CAFÉZIN – O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO
No primeiro episódio de 2024 do Hora do Cafézin, contamos com a presença da Ana Paula Grangeiro, da Fala Síndico e da Leonor Coimbra da Canal A. Em uma conversa instigante, as convidadas compartilharam suas visões e experiências sobre O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO. Assuntos como as responsabilidades e desafios que as mulheres […]
18 de setembro de 2023
HISTÓRIAS SOBRE ATENDIMENTO QUE NINGUÉM CONTA PT.1
É inegável que a profissão de atendimento já tem um lugar garantido no céu. Desde ter que sentar em saco de arroz para fechar um contrato até ter que se desdobrar para conseguir cortesias para eventos, passa pelas situações mais inusitadas possíveis. Mas além disso, o que de fato faz o atendimento? Seu trabalho está […]