O conceito de Marketing 3.0 surgiu em meados de 2010, encabeçado pelo professor universitário Philip Kotler (considerado um dos pais do Marketing). O novo modelo trouxe uma visão de futuro em que o ser humano passou a ser o foco, com seus ideais voltados para sustentabilidade e consciência coletiva.
Até aí, os profissionais de comunicação já estão cansados de ouvir. Ao longo desses anos, o desafio das empresas tem sido aplicar esse conceito de uma forma prática e atual, em um mundo cada vez mais conectado. Elas passaram a entender a importância da geração de valor para o fortalecimento das suas marcas e têm buscado promover ações para estabelecer elos verdadeiros com os clientes.
Recentemente, o prefeito de São Paulo João Dória rebateu uma crítica da Amazon ao seu governo e pediu que a gigante mundial ajudasse com doações para provar o seu amor pela cidade. Logo apareceram várias empresas oferecendo computadores, tablets e livros para ajudar a rede pública de ensino. A Amazon também não quis ficar para trás e prometeu ajudar instituições que promovem a cultura e a educação.
O que essas empresas têm em comum além da vontade de incentivar o desenvolvimento tecnológico, a leitura e a educação pública de São Paulo? Elas querem ter os seus nomes vinculados a ações que promovem a sustentabilidade e a melhoria na vida das pessoas, elas estão gerando valores às suas respectivas marcas.
Quando sua empresa possui personalidade e valores admiráveis, os próprios clientes fazem a publicidade por ela. E essas ações estão longe de ser somente através da execução de projetos de responsabilidade social e ambiental, elas devem fazer parte de um planejamento bem elaborado e de estratégias na comunicação.
Gerar lucros deixou de ser o único objetivo das marcas, agora elas precisam criar engajamento através de uma visão de negócios que gere valor para os seus clientes. Uma marca que não traz nada de novo não entra na vida das pessoas, se torna irrelevante. Por isso, investir no posicionamento da marca é estratégico e traz inúmeros retornos positivos para sua empresa.
Gostou? Quer gerar valor para sua marca e crescer com o Marketing Digital? Ter uma estratégia consolidada e assim conquistar resultados, gerar vendas e fidelizar clientes?
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Por: Ahynssa Thamir – Social Media da Ipanema
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