Ao pensar em começar um planejamento para a comunicação online da sua empresa, o que vem à sua mente? Muitos responderão redes sociais, blogs, anúncios no google… afinal, a internet possibilita uma série de possibilidades. Contudo, uma estratégia que muitos ainda não utilizam ou não conhecem a importância é o e-mail marketing. Mas você conhece de verdade os poderes dessa ferramenta?

O e-mail marketing pode ser definido de forma básica como sendo uma estratégia de comunicação que utiliza as plataformas de e-mail para anunciar produtos e promover serviços. Contudo, ele é muito mais do que isso. Afinal, pode atuar como uma ponte na relação entre loja e consumidor. Ou seja, a empresa pode utilizar essa plataforma para chamar a atenção do cliente das mais diversas formas a depender da criatividade, possibilidades e ICP da marca com descontos especiais de aniversário, por exemplo, ou até mesmo para enviar uma newsletter com novidades quinzenais. Sendo um potencializador da fidelização do cliente.

Dessa forma, o e-mail marketing apresenta grandes vantagens como:

  • Alcance e fidelização
  • Personalização
  • Automação
  • Segmentação
  • Canal para promoção dos conteúdos

Ao conhecer as possibilidades dessa ferramenta, pode surgir a pergunta: “mas como aplicar na minha empresa?” Para isso, é necessário contar com uma equipe profissional para desenvolver uma campanha de e-mail marketing voltada para o seu público e com as estratégias corretas. Nessa fase, é necessário que seja feita uma análise detalhada do perfil da empresa e principalmente dos seus consumidores e devem ser avaliados pontos como ICP.

O ICP é seu Ideal Customer Profile que em tradução livre para o português, significa Perfil de Cliente Ideal. Ou seja, trata-se de um conjunto de características comportamentais e estatísticas que devem ser observadas na hora de identificar clientes em potencial. Sendo o primeiro passo para montar uma estratégia de e-mail marketing que realmente funcione é definir com quem você quer falar.

“Quais os objetivos da campanha?”

Definido o ICP, é fundamental que você defina quais são os objetivos dos e-mails que pretende disparar. Ou seja, agora está na hora de responder: “por que você quer criar uma campanha de e-mail marketing?”. Você quer vender mais? Criar uma estratégia de nutrição de leads? Qualificar o pós-venda da sua empresa? Definir bem onde você quer chegar é o primeiro passo para começar a investir não só nessa mas em muitas outras ferramentas.

Lista de contatos

Feito isso, chega o momento de começar a elaborar a lista de contatos. Para coletar esses e-mails, você pode trabalhar com diversas possibilidades como formulários no site, uma landing page voltada para captação desses dados, oferecer materiais, descontos ou algum tipo de “lembrança” aos clientes em troca do contato e muito mais.

Mas lembre-se: É fundamental ter a autorização das pessoas para enviar e-mails a elas. Ou seja, jamais compre listas de e-mails nem insira contatos sem que eles tenham pedido, afinal, isso pode fazer com que seus e-mails acabem caindo no spam.

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