Neste mês de julho, no Brasil, deu-se início a um novo teste no aplicativo Instagram: A retirada dos famosos “likes” ou, num bom português, as curtidas. Mas será que isso irá influenciar os usuários de forma negativa? Bom, a intenção é que cada vez mais sejam desenvolvidos conteúdos de qualidade para os seguidores, não importando diretamente o número de curtidas gerados, até porque sabemos que muitas contas compram seguidores e/ou curtidas para parecerem mais populares. Então, a proposta do Instagram é justamente migrar o engajamento dos usuários do aplicativo para o conteúdo gerado, ao invés de criar “números” vazios. Afinal o que realmente importa é o que está sendo produzido e entregue de conteúdo para os seguidores, não é mesmo?
No Instagram, existem outras formas de mensurar seus resultados, como por exemplo, com os números de impressões, comentários e outras métricas, não somente através das curtidas. Mas você deve estar se perguntando: isso quer dizer que não consigo mais ver as minhas curtidas? Consegue sim! Porém, neste modelo de teste, somente você consegue ter acesso a esta informação, pois para os outros usuários estas informações de quantidade não são mais visíveis e não têm relevância. Então, chegou o momento de parar, pensar e planejar para obter mais resultados e engajamento real com o seu público ou seus clientes.
Alguns cogitam a possibilidade do Instagram estar mais preocupado com a saúde mental de seus usuários, mas talvez não seja bem por aí. Esta mudança pode sim ajudar usuários com a questão da autoestima, uma vez que não haverá números para fazer comparações, mas esta não é a preocupação principal do Instagram. Os testes iniciaram-se no Canadá, surgindo há poucas semanas no Brasil, mas isto não significa que a mudança será definitiva. Ou seja, para quem está preocupado com esta questão, relaxe, é só um teste em avaliação. Mas isto precisa nos motivar a, cada vez mais, buscar conteúdo relevante e atrativo, gerando engajamento e seguidores ativos.
Outros Assuntos
6 de janeiro de 2025
Guia Prático: Como Medir o ROI do Marketing
Você já calculou o retorno de suas campanhas de marketing? O ROI (Return on Investment) é essencial para entender se suas estratégias estão realmente gerando resultados. Aqui está um guia prático para ajudá-lo a medir e otimizar o ROI. O que é ROI? ROI é uma métrica que indica o lucro gerado em relação ao […]
30 de dezembro de 2024
Seu cliente com você em 2025: Aplicações do Growth Hacking para Relacionamento Contínuo.
À medida que o mercado avança, manter o relacionamento com o cliente se torna um dos maiores desafios das empresas. O growth hacking oferece soluções inovadoras para garantir que esse relacionamento seja contínuo e cada vez mais forte. Em 2025, as marcas precisam ir além da aquisição de novos clientes e focar em estratégias de […]
20 de dezembro de 2024
Planejar é melhor do que remediar!
Planejar campanhas e ações de marketing para o próximo ano não precisa ser uma tarefa feita apenas no final de dezembro. Quanto antes sua empresa começar a se planejar, mais preparada ela estará para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem ao longo do ano. O primeiro passo é entender os objetivos da […]