Neste mês de julho, no Brasil, deu-se início a um novo teste no aplicativo Instagram: A retirada dos famosos “likes” ou, num bom português, as curtidas. Mas será que isso irá influenciar os usuários de forma negativa? Bom, a intenção é que cada vez mais sejam desenvolvidos conteúdos de qualidade para os seguidores, não importando diretamente o número de curtidas gerados, até porque sabemos que muitas contas compram seguidores e/ou curtidas para parecerem mais populares. Então, a proposta do Instagram é justamente migrar o engajamento dos usuários do aplicativo para o conteúdo gerado, ao invés de criar “números” vazios. Afinal o que realmente importa é o que está sendo produzido e entregue de conteúdo para os seguidores, não é mesmo?
No Instagram, existem outras formas de mensurar seus resultados, como por exemplo, com os números de impressões, comentários e outras métricas, não somente através das curtidas. Mas você deve estar se perguntando: isso quer dizer que não consigo mais ver as minhas curtidas? Consegue sim! Porém, neste modelo de teste, somente você consegue ter acesso a esta informação, pois para os outros usuários estas informações de quantidade não são mais visíveis e não têm relevância. Então, chegou o momento de parar, pensar e planejar para obter mais resultados e engajamento real com o seu público ou seus clientes.
Alguns cogitam a possibilidade do Instagram estar mais preocupado com a saúde mental de seus usuários, mas talvez não seja bem por aí. Esta mudança pode sim ajudar usuários com a questão da autoestima, uma vez que não haverá números para fazer comparações, mas esta não é a preocupação principal do Instagram. Os testes iniciaram-se no Canadá, surgindo há poucas semanas no Brasil, mas isto não significa que a mudança será definitiva. Ou seja, para quem está preocupado com esta questão, relaxe, é só um teste em avaliação. Mas isto precisa nos motivar a, cada vez mais, buscar conteúdo relevante e atrativo, gerando engajamento e seguidores ativos.
Outros Assuntos
9 de janeiro de 2024
HORA DO CAFÉZIN – O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO
No primeiro episódio de 2024 do Hora do Cafézin, contamos com a presença da Ana Paula Grangeiro, da Fala Síndico e da Leonor Coimbra da Canal A. Em uma conversa instigante, as convidadas compartilharam suas visões e experiências sobre O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO. Assuntos como as responsabilidades e desafios que as mulheres […]
18 de setembro de 2023
HISTÓRIAS SOBRE ATENDIMENTO QUE NINGUÉM CONTA PT.1
É inegável que a profissão de atendimento já tem um lugar garantido no céu. Desde ter que sentar em saco de arroz para fechar um contrato até ter que se desdobrar para conseguir cortesias para eventos, passa pelas situações mais inusitadas possíveis. Mas além disso, o que de fato faz o atendimento? Seu trabalho está […]
28 de agosto de 2023
SERÁ QUE PROPAGANDA VENDE?
Desde os primórdios da comunicação era necessário ter a propaganda como instrumento de venda, por muitos anos esse foi o principal modelo de vendas. Mas será que na atualidade ela gera o mesmo resultado que a anos atrás? Diferente do que muito se fala, a propaganda não perdeu sua força, apenas se dividiu em mais […]