Buscar o crescimento e o destaque na mente do consumidor a todo momento é um trabalho árduo e complicado. Mas quem está ligado no mercado sabe encontrar alguns atalhos. Reconhecer uma boa oportunidade, seja uma data comemorativa, uma notícia, um lançamento ou costume que tem marcado o cotidiano das pessoas, pode ser a diferença entre uma comunicação atrativa ou monótona.
O caso mais recente foi o da briga entre duas moças em uma famosa hamburgueria em Fortaleza. As meninas, que lutaram fisicamente por uma porção de batatas fritas e anéis de cebola, levaram a internet ao delírio com um festival de vídeos, mensagens de áudio, declarações e, lógico, memes. Não demorou muito até que o mercado percebesse ali um assunto de interesse e começasse a se manifestar.
Primeiramente foram os concorrentes, redes de fast food e restaurantes, oferecendo porções de batata grátis, em dobro ou com desconto, afirmando que isso serviria para apaziguar os ânimos e que poderiam ser divididos com quem o cliente quisesse. Estamparias começaram a lançar camisetas com palavras referentes à confusão. Até mesmo uma famosa marca de eletrodomésticos usou um anúncio no facebook para falar de sua linha de fogões ‘perfeitos para fritar quantas batatas você quiser’.
Não é de hoje que esse tipo de anúncio de oportunidade aparece e traz resultado direto nas vendas. No ano de 2017, a Brastemp inclusive produziu um VT utilizando-se apenas de memes famosos nacionais para falar de seus produtos. Em 2014, quando a pizzaria Don Pepperone foi assaltada, a página deles divulgou a notícia fazendo brincadeiras com o ocorrido. O Habbibs lançou um anúncio onde dizia que suas esfirras eram protegidas contra qualquer roubo, aproveitando o buzz da mesma notícia. Em 2013, um consumidor chamado Daniel foi impedido de entrar em uma famosa franquia de restaurantes por estar 1 minuto atrasado em sua reserva, ele fez uma extensa reclamação nas redes sociais e poucos dias depois já haviam diversos anúncios de concorrentes diretos e indiretos convidando o cliente para chegar aos estabelecimentos a hora que bem entendesse.
Estar sempre atento a essas oportunidades pode ser crucial e saber aproveitá-las da melhor maneira é ainda mais. Causar uma boa impressão no seu público-alvo no momento ideal em que ele está receptivo ao seu tipo de mensagem. Se você deseja aproveitar todas as oportunidades de comunicação que o mundo oferece, fala com a gente.