Mais do que uma tendência, uma necessidade.

Começaremos este artigo com uma frase que provavelmente mudará os rumos do Marketing massificado que conhecemos hoje: “Faça ao próximo o marketing digital que gostaria que fizessem para você”. Então, vem com a gente para entender melhor sobre do que se trata o Marketing Humanizado e por que ele tem se tornado tão urgente e necessário!

O Marketing Humanizado é como um abraço apertado, acolhe!

 

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Sabe o garçom que te conhece pelo nome e sabe o seu pedido de cor? A encomenda que chega com um bilhete escrito à mão? O dono da padaria da esquina que conhece seus parentes? O suporte que te entende e resolve seu problema super rápido? Qualquer pessoa que teve um atendimento especial e personalizado sabe como pequenos detalhes fazem muita diferença nos comportamentos de consumo e na relação que temos com determinados estabelecimentos ou marcas. 

No marketing digital isso não é (ou pelo menos não deveria ser) diferente. Por isso, uma tendência que ganha cada vez mais destaque no mercado é o marketing humanizado. Ou seja, uma abordagem de comunicação que busca criar conexões humanas, ter empatia pelo cliente (ou potencial cliente) e investir em relacionamento. 

Das selfies ao yourself, o Marketing Humanizado é sobre você.

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O marketing humanizado nada mais é do que um reflexo do comportamento das pessoas. O elemento que fez com que essa mudança acontecesse foi a internet.

Durante os anos em que o marketing tradicional imperava, ele era a ponta final para gerar a venda. Já nas eras de publicidade online, o processo de marketing acompanha toda a jornada do cliente prospectado. As pessoas não se interessam mais apenas no ato de consumir marcas. Elas querem viver experiências com estas. Precisa existir essa troca de conteúdo e relacionamento para que gere uma identificação e assim resultar na venda.

 

Liliane Ferrari, especialista em Marketing, diz que em um mundo de guerras, crises e caos como o atual, falar em marketing humanizado pode parecer besteira. Mas é justamente nesse contexto que se faz necessário exercer um lado mais humano. Ela percebe um movimento de transição, da vaidade das selfies para uma época de mais conteúdo e introspecção — o yourself.

Para que isso seja possível, as empresas devem investir pesado em criar um relacionamento com o consumidor durante todas as etapas do funil de vendas, disponibilizando conteúdo e focando nas necessidades dos futuros clientes.

Se inspira aqui!

Algumas marcas já são famosas no Brasil pelo método que interagem com seus clientes e usuários, se destacando no mercado e nas mídias sociais.

De acordo com o UOL, a Netflix é a empresa que mais engajou com seus fãs no Instagram, enquanto no Facebook o destaque vai para o Hotel Urbano. A Netflix responde vários dos seus usuários, sempre com bom humor e deboche. Já o Hotel Urbano incentiva seus usuários a viajar e tira as dúvidas dos seus clientes.

O Mercado Livre, por exemplo, mudou seu logo durante o período do Coronavírus para incentivar o distanciamento social, mostrando que se importa com o bem-estar dos seus usuários e seguidores.

Mercado Livre, Sono Quality, McDonald´s reformulam logotipos para campanhas  de conscientização ao COVID-19 | Mercado&Consumo

Essas pequenas medidas fazem o cliente se sentir ouvido e especial, o que todos queremos ser.

Deixar de considerar a humanização das marcas no mundo digital é um erro que não pode ser cometido pelas empresas.  Pensar no marketing digital humanizado, desde o início da criação de sua estratégia, é a melhor maneira de ter bons resultados em suas ações.  Analisar dados é muito importante, mas analisar e implantar o lado humano é que vai gerar conexão entre sua marca e seu público.