Mais do que uma tendência, uma necessidade.
Começaremos este artigo com uma frase que provavelmente mudará os rumos do Marketing massificado que conhecemos hoje: “Faça ao próximo o marketing digital que gostaria que fizessem para você”. Então, vem com a gente para entender melhor sobre do que se trata o Marketing Humanizado e por que ele tem se tornado tão urgente e necessário!
O Marketing Humanizado é como um abraço apertado, acolhe!
Sabe o garçom que te conhece pelo nome e sabe o seu pedido de cor? A encomenda que chega com um bilhete escrito à mão? O dono da padaria da esquina que conhece seus parentes? O suporte que te entende e resolve seu problema super rápido? Qualquer pessoa que teve um atendimento especial e personalizado sabe como pequenos detalhes fazem muita diferença nos comportamentos de consumo e na relação que temos com determinados estabelecimentos ou marcas.
No marketing digital isso não é (ou pelo menos não deveria ser) diferente. Por isso, uma tendência que ganha cada vez mais destaque no mercado é o marketing humanizado. Ou seja, uma abordagem de comunicação que busca criar conexões humanas, ter empatia pelo cliente (ou potencial cliente) e investir em relacionamento.
Das selfies ao yourself, o Marketing Humanizado é sobre você.
O marketing humanizado nada mais é do que um reflexo do comportamento das pessoas. O elemento que fez com que essa mudança acontecesse foi a internet.
Durante os anos em que o marketing tradicional imperava, ele era a ponta final para gerar a venda. Já nas eras de publicidade online, o processo de marketing acompanha toda a jornada do cliente prospectado. As pessoas não se interessam mais apenas no ato de consumir marcas. Elas querem viver experiências com estas. Precisa existir essa troca de conteúdo e relacionamento para que gere uma identificação e assim resultar na venda.
Liliane Ferrari, especialista em Marketing, diz que em um mundo de guerras, crises e caos como o atual, falar em marketing humanizado pode parecer besteira. Mas é justamente nesse contexto que se faz necessário exercer um lado mais humano. Ela percebe um movimento de transição, da vaidade das selfies para uma época de mais conteúdo e introspecção — o yourself.
Para que isso seja possível, as empresas devem investir pesado em criar um relacionamento com o consumidor durante todas as etapas do funil de vendas, disponibilizando conteúdo e focando nas necessidades dos futuros clientes.
Se inspira aqui!
Algumas marcas já são famosas no Brasil pelo método que interagem com seus clientes e usuários, se destacando no mercado e nas mídias sociais.
De acordo com o UOL, a Netflix é a empresa que mais engajou com seus fãs no Instagram, enquanto no Facebook o destaque vai para o Hotel Urbano. A Netflix responde vários dos seus usuários, sempre com bom humor e deboche. Já o Hotel Urbano incentiva seus usuários a viajar e tira as dúvidas dos seus clientes.
O Mercado Livre, por exemplo, mudou seu logo durante o período do Coronavírus para incentivar o distanciamento social, mostrando que se importa com o bem-estar dos seus usuários e seguidores.
Essas pequenas medidas fazem o cliente se sentir ouvido e especial, o que todos queremos ser.
Deixar de considerar a humanização das marcas no mundo digital é um erro que não pode ser cometido pelas empresas. Pensar no marketing digital humanizado, desde o início da criação de sua estratégia, é a melhor maneira de ter bons resultados em suas ações. Analisar dados é muito importante, mas analisar e implantar o lado humano é que vai gerar conexão entre sua marca e seu público.
Outros Assuntos
1 de julho de 2024
PREPARE-SE. VEM AÍ MAIS UMA ONDA DE SUCESSO
Com uma trajetória de sucessos consolidados no mercado cearense, a Ipanema Comunicação completa duas décadas de inovação constante, assumindo um desafio inédito em sua história. Após um longo período de negociações e alinhamentos estratégicos, a agência incorpora “à sua praia” toda a operação da Audaces, empresa também cearense com foco em Growth Marketing. A fusão […]
9 de janeiro de 2024
HORA DO CAFÉZIN – O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO
No primeiro episódio de 2024 do Hora do Cafézin, contamos com a presença da Ana Paula Grangeiro, da Fala Síndico e da Leonor Coimbra da Canal A. Em uma conversa instigante, as convidadas compartilharam suas visões e experiências sobre O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO. Assuntos como as responsabilidades e desafios que as mulheres […]
18 de setembro de 2023
HISTÓRIAS SOBRE ATENDIMENTO QUE NINGUÉM CONTA PT.1
É inegável que a profissão de atendimento já tem um lugar garantido no céu. Desde ter que sentar em saco de arroz para fechar um contrato até ter que se desdobrar para conseguir cortesias para eventos, passa pelas situações mais inusitadas possíveis. Mas além disso, o que de fato faz o atendimento? Seu trabalho está […]