Já foi dada a largada ao início do período eleitoral, e em tempos de redes sociais as campanhas parecem ganhar um novo direcionamento. Acompanhando os meios onde estão os eleitores, candidatos buscam investir em marketing político certeiro para alcançar seus objetivos. Mas como atrair o interesse do público para páginas e perfis políticos?
É preciso traçar estratégias que correspondam ao perfil do público que é buscado. Por exemplo, se o candidato em questão tem o perfil mais jovem e atende aos interesses relacionados, deve-se investir em conteúdo utilitário para esse nicho da população. A comunicação deve ser pensada a partir do conhecimento da sua persona, identificando os desejos e deficiências. Todo o conteúdo deve ser voltado para o consumidor desses interesses e informações.
Impulsionar: como e pra quê?
O impulsionamento de publicações, ao contrário do que muita gente pensa, exige planejamento e atenção minuciosa aos detalhes na segregação do público a ser alcançado. Além disso, o conteúdo selecionado para esse tipo de mídia também deve estar alinhado com os potenciais eleitores que passarão a dar visibilidade para a sua página a partir disso. Tenha em mente que, diariamente, todos somos bombardeados com diferentes páginas que apostam no impulsionamento para atrair novas pessoas. Portanto, não é apenas porque você está pagando por aquela publicação ser mais vista que ela fará milagres pela sua página.
Driblando os ataques e críticas invasivas
Com a liberdade de expressão garantida pela internet, muita gente acha que pode invadir espaços de opiniões contrárias das suas e divergir de forma ofensiva. No cenário político sensível em que vivemos atualmente, esse tipo de coisa é bastante comum. Nesses casos, respostas às críticas ou provocações devem ser moderadas e contidas, de forma a contornar a situação e sempre preservar a imagem do candidato.
Preze pelo engajamento!
Fazer com que o eleitor se sinta mais próximo de você é essencial no processo de marketing digital eleitoral. Responder comentários, atender às solicitações e até mesmo postar, esporadicamente, um pouco sobre a vida pessoal faz pare do processo de humanização do candidato, de forma a não tornar uma imagem inalcançável e sim acessível, mostrando-se disposto a fazer parte da mesma realidade de quem o acompanha.
Esteja atento ao que dita o mercado digital para atingir o melhor resultado através de suas campanhas. A Ipanema tem a melhor estratégia para o que você procura!