No Twitter, Instagram e Facebook, as hashtags estão sempre presentes. Então a questão é: como utilizá-las de maneira a potencializar a comunicação do seu negócio? Existem várias vantagens em se usar essa ferramenta, desde que pensadas com planejamento e estratégia: aumentar o alcance e mindshare, segmentação de público-alvo, incrementar o SEO, pegar carona em tendências e muito mais.
Para obter crescimento de alcance orgânico, o uso de hashtags pertinentes é o ideal em plataformas como o Instagram, que modificaram seus algoritmos de modo a dificultar o crescimento não-pago. Vale lembrar que o uso excessivo pode levar a uma proibição, então nada de exageros. Portanto, use hashtags precisas #IpanemaComunicacao é melhor do que #Ipanema #Comunicacao por exemplo. Use tags relevantes, coisas que conectem você ao seu público e não esqueça de conferir o que a concorrência e as pessoas estão usando.
Além das hashtags comuns, você pode usar brandeds, contendo o nome da sua empresa ou produto, um slogan ou nome de promoção. Isso permite que você check sua campanha ou seu alcance, apenas pesquisando as hashtags criadas.
Usar trending topics também é uma estratégia interessante, dado que eles atingem um grande número de pessoas e tornam sua marca mais visualizada no mercado. Seja aproveitando um tópico relacionado à sua marca aparecer nos trendings ou aproveitar assuntos abrangentes para relacioná-los ao seu produto.
Para fazer o seu negócio realmente aparecer nas redes sociais, você precisa de tempo e esforço para investir e, claro, da estratégia certa. Se você quer falar com quem realmente entende do assunto para ajudar sua empresa a crescer: fala com a gente.