O que a inteligência artificial pode fazer pelo seu negócio

Quando alguém vem me falar da tal inteligência artificial, lembro logo de um dos desenhos que mais gostava quando criança, os Jetsons, que tinha uma robôzinha muito simpática chamada Rose que fazia todas as tarefas domésticas em segundos e sem reclamar. Qual dona de casa não sonha com isso? Parece distante, mas há 4 anos a gigante de telecomunicações japonesa SoftBank, vendeu em apenas 1 minuto 1.000 unidades do robôzinho Pepper. O danado pode conversar, dançar, sugerir exercícios de relaxamento, fica feliz quando elogiado, entre várias outras ações. Além da voz e movimentos dos braços, o robô se expressa por uma tela posicionada no que podemos considerar o seu tórax. Identifica emoções e interage de modo correspondente, com reconhecimento de voz, câmeras e sensores que o ajudam a fazer leitura corporal. Os dados obtidos são analisados por um sistema baseado em redes neurais artificiais. É, amigo, não tem jeito, o futuro é agora. E o que isso tem a ver com o seu negócio?

Simplesmente tudo!
Que tal correr para salvar a própria pele e começar a aplicar na sua empresa? Como começar isso?
– Levantando dados de todos os setores do negócio, principalmente nas áreas de vendas e relacionamento com o cliente (todo sistema precisa de dados para começar).
– Tenha um CRM, sistema de gestão de clientes.
– Vende ou atende bastante clientes por telefone? Pense logo em ter alguma ferramenta de chatbot, assim falamos com o cliente na hora que ele quiser (chega daquelas ligações irritantes nos piores horários).
E o principal, entenda que no mundo de hoje, além do seu negócio, você precisa entender de novos formatos de consumo. Faça network com pessoas interessantes, pesquise, estude e tenha a vontade de inovar. Achou muito? Olhe pro lado e veja se o seu maior concorrente já não está inovando, se tiver, vamos correr, se não tiver, aproveita, pois deve ter algum do outro lado do mundo na sua frente!
Como podemos ajudar?