PRIMEIRO DE TUDO… O QUE É BRANDING?

Em inglês, brand significa “marca”. Branding é a palavra usada para a gestão de marcas. Você tem uma marca, mas acha que seus clientes não estão enxergando o real valor dela? Então siga os passos a seguir para mudar esse quadro.

  1. Começando pelo começo: missão, visão e valores

A sua missão pode ser definida como a sua importância no mundo, sua contribuição. Sua visão é onde você quer chegar. E seus valores é a partir de que qualidades você pretende seguir esse caminho. Que bandeiras você levanta? Mas o mais importante é: não pode ficar apenas no papel. Essas respostas não precisam ser mirabolantes, basta serem reais. Se sua missão é trazer inovação e tecnologia, faça acordo com as universidades que buscam isso. Se você tem uma loja de roupas e tem “igualdade” como valor, faça peças sem gênero. E assim sucessivamente. Não precisam ser valores ou visão incríveis, mas precisam ser de verdade.

  1. Conte histórias, venda experiências!

Existem várias formas de vender vinhos (ou qualquer outra coisa). Você pode dizer o teor alcoólico, tipo de uva, nome e quantidade de ml – ou – pode contar a história da vinícola na qual fazendeiros passaram o segredo de seu cultivo de geração em geração, trazendo um vinho que, além do sabor, traz também o gosto do mistério em suas notas cítricas e agridoces. Sua história precisa ser real também e ela precisa ser construída pensada para seu público. Não adianta contar poesia trovadoresca para crianças, se seu público for infantil.

  1. Você conhece seu público interno?

Pouca gente sabe, mas o seu colaborador é o seu principal cliente. Quem trabalha para a sua marca, vive a sua marca mais do que ninguém. Respira o ar dela todos os dias e, naturalmente, vai falar muito da sua marca por aí. O tempo inteiro. Se a experiência dele for boa, falará bem, se não for das melhores… você pode se preocupar. Conheça seu cliente interno e crie boas experiências para seus divulgadores naturais