PRIMEIRO DE TUDO… O QUE É BRANDING?
Em inglês, brand significa “marca”. Branding é a palavra usada para a gestão de marcas. Você tem uma marca, mas acha que seus clientes não estão enxergando o real valor dela? Então siga os passos a seguir para mudar esse quadro.
- Começando pelo começo: missão, visão e valores
A sua missão pode ser definida como a sua importância no mundo, sua contribuição. Sua visão é onde você quer chegar. E seus valores é a partir de que qualidades você pretende seguir esse caminho. Que bandeiras você levanta? Mas o mais importante é: não pode ficar apenas no papel. Essas respostas não precisam ser mirabolantes, basta serem reais. Se sua missão é trazer inovação e tecnologia, faça acordo com as universidades que buscam isso. Se você tem uma loja de roupas e tem “igualdade” como valor, faça peças sem gênero. E assim sucessivamente. Não precisam ser valores ou visão incríveis, mas precisam ser de verdade.
- Conte histórias, venda experiências!
Existem várias formas de vender vinhos (ou qualquer outra coisa). Você pode dizer o teor alcoólico, tipo de uva, nome e quantidade de ml – ou – pode contar a história da vinícola na qual fazendeiros passaram o segredo de seu cultivo de geração em geração, trazendo um vinho que, além do sabor, traz também o gosto do mistério em suas notas cítricas e agridoces. Sua história precisa ser real também e ela precisa ser construída pensada para seu público. Não adianta contar poesia trovadoresca para crianças, se seu público for infantil.
- Você conhece seu público interno?
Pouca gente sabe, mas o seu colaborador é o seu principal cliente. Quem trabalha para a sua marca, vive a sua marca mais do que ninguém. Respira o ar dela todos os dias e, naturalmente, vai falar muito da sua marca por aí. O tempo inteiro. Se a experiência dele for boa, falará bem, se não for das melhores… você pode se preocupar. Conheça seu cliente interno e crie boas experiências para seus divulgadores naturais
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