Profissões do futuro: conheça os cargos que serão a nova onda do mercado de trabalho

O futuro do mercado de trabalho é incerto e está em constante mudança. Algumas profissões já existentes podem desaparecer ou sofrer grandes mudanças, enquanto outras estão emergindo como promissoras carreiras do futuro.

Novas tecnologias estão surgindo, e por consequência, novas profissões acompanham esse movimento; muitas delas já são vistas nos dias de hoje e conseguem criar experiências únicas para os profissionais que executam essas atividades e para os consumidores que usufruem de uma jornada completamente diferenciada.

Você já parou para pensar em quais serão as profissões do futuro? Provavelmente sim, já que a curiosidade corre quase que na mesma velocidade das atualizações tecnológicas.

Embora pareçam ter saído das páginas dos livros de ficção científica, as profissões do futuro são resultado da relação próxima entre a eficiência das máquinas e a criatividade humana, gerando cargos que não eram imaginados.

Como serão os cenários e ambiente do mercado de trabalho? Como se preparar para as funções do amanhã? Muitas daquelas que são apontadas como profissões do futuro estão

relacionadas com a cultura de dados. A razão da adoção dessa postura é a busca das empresas por uma coleta e interpretação das informações, transformando os dados em campanhas ou projetos inovadores.

Fazem alguns anos que a pergunta “O que você quer ser quando crescer?” ganhou novas respostas, indicando novos olhares para as profissões do futuro. A prova disso é que segundo o Fórum econômico mundial, 65% das crianças em idade escolar irão trabalhar em profissões que ainda não existem! É isso mesmo!

A verdade é que as profissões do futuro promovem o intercâmbio entre áreas, como tecnologia da informação e artes. Quais skills podemos ver em comum com elas? Consistência, Life Long Learning (aprendizagem contínua), Autogestão e Reskilling (requalificação). Vamos a algumas delas?

Chief Marketing Technology Officer (CMTO)

Unificando marketing e tecnologia, esse profissional coleta, organiza e analisa dados obtidos nas ferramentas de gestão, transformando tais informações em ideias para planejamentos e estratégias de comunicação.

Técnico de Saúde Assistida por Inteligência Artificial

Mostrando que a tecnologia já está bastante evoluída, a área médica já é capaz de realizar exames, diagnósticos e indicar tratamentos remotamente.

Human Bias Officer (Fiscal de Preconceito Humano)

Apesar do nome curioso, a função do Human Bias Officer é promover um senso de inclusão e pertencimento no local de trabalho, garantindo que todos os funcionários sejam tratados com justiça.

Detetive de Dados

A rotina de coletar e interpretar as informações tem outros intuitos, como a identificação de comportamentos ilegais na internet, prevenção de fraudes e promoção da segurança dos clientes e da própria empresa, está entre as profissões do futuro.

Guia de Loja Virtual

Para tornar a experiência do usuário virtual mais convidativa e prática, esse profissional realiza o atendimento em tempo real de maneira remota.

Chatbot & Human Facilitator (Chatbot e Facilitador Humano)

Com enfoque na personalização das trocas de mensagens, o profissional trabalhará na melhoria da comunicação entre sistemas e colaboradores.

Analista de Cibercidade

A partir da coleta de registros populacionais, os analistas podem desenvolver estratégias para melhorar a locomoção dos cidadãos, assim como propor uma rede de serviços e assistência pública conforme a demanda de cada região da cidade.

Analista de Redes Humanas

Essa profissão, junto com o detetive de dados de RH, foca especialmente nas tendências com maior impacto nos negócios ou nas metas de Recursos Humanos.

Oficial de Ética Sourcing

Essa ocupação é responsável por acompanhar e investigar acordos e negociações para garantir que todos os procedimentos realizados estejam de acordo com as regulamentações do segmento de atuação e com os padrões de ética impressos pela empresa.

Head of Business Behavior (Head de comportamento empresarial)

Profissional responsável por analisar dados comportamentais dos funcionários para pensar em estratégias que aumentem o engajamento, a produtividade e o bem-estar.

E aí? Vamos tratar de salvar a própria pele e nos manter atualizados?