Atualmente existem vários canais de comunicação nos quais podemos manter conexão direta ou indireta com nossos prospects, não é mesmo? Sejam eles cadências de e-mails, CRM, campanhas online, redes sociais e entre outros canais que podemos utilizar para trabalhar o relacionamento entre potenciais clientes. Os desafios são muitos, e as oportunidades também.
Tempos atrás podemos dizer que era muito fácil buscar clientes. Você que já esteve ou está no time de vendas da empresa sabe do que estou falando, não é? Basicamente bastava ter seu número de telefone e ficava tudo certo, mas sabemos que hoje não é mais dessa forma. Devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, o mundo moderno chegou e os clientes foram os primeiros a entrar nessa onda de inovação. Aquele perfil de cliente que você costumava ver na sua loja física, hoje compra diretamente no seu e-commerce por diversos fatores: agilidade na compra, sem deslocamento ou precisar passar horas conversando com um consultor de vendas. Tudo na palma da sua mão e de forma rápida.
“Mas afinal, como saber se o nosso processo de prospecção hoje está bom?” É preciso sempre inovar, é preciso conhecer, pesquisar, se atualizar a todo momento e acompanhar tudo o que acontece com o seu ICP (Perfil Ideal de Cliente). Mas para te ajudar nessa jornada, te dou aqui algumas dicas para implementar no seu processo:
- B2B:
Não é novidade que o segmento B2B (Empresa para Empresa) exige um maior aprofundamento na prospecção, pois, para que tenhamos uma melhor abordagem, é imprescindível conhecer o prospect antes do primeiro contato. Como por exemplo, identificar se está inserido dentro do seu ICP, qual o momento atual de mercado dele, qual a principal dor e o que está em andamento atualmente, seja o lançamento de um produto, inauguração de loja, entre outros. A base de uma boa prospecção B2B é trabalhar de forma que o prospect entenda que os serviços/produtos oferecidos estão estrategicamente alinhados com o que foi dito e analisado.
- B2C
Nos métodos que são utilizados nos dias de hoje, a forma de prospecção para o segmento B2C (Empresa para o Cliente) encontra-se de maneira integrada com o nosso cotidiano, por se tratar de canais usualmente comuns. Porém, como sabemos que nem tudo é de maneira fácil, o grande desafio é colocar o produto/serviço na praça de forma que tenhamos uma boa imagem de qualidade para o consumidor final. Afinal de contas, quando pensamos em comprar um modelo de blusa específico que queremos, temos no mínimo 3 marcas em mente para pesquisar e efetuar a compra. Ou seja, a concorrência é inevitável e é preciso sempre inovar no mercado para maior destaque. Alguns dos principais diferenciais para prospecção de forma autêntica são:
- Destacar-se por meio de inovações em relação aos concorrentes
- Realizar sempre um bom atendimento
- Investir em um relacionamento duradouro
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