Uma empresa Top Of Mind é aquela que possui maior lembrança de marca por parte do consumidor, mas é claro que para isso é necessário bastante estudo e estratégia. Parte do sucesso, garante fidelidade do consumidor, por se tratar da primeira escolha no momento de compra. Um negócio bem lembrado pode passar com mais tranquilidade em momentos críticos do mercado e uma margem de lucro mais elevada que os concorrentes, não sendo necessário competir preço com o restante das organizações.
Quando pensamos em consumir um produto ou serviço, a primeira lembrança que temos é daquelas marcas que gostamos, que consumimos no dia a dia e muito provavelmente creditamos credibilidade e confiança, ou não seria essas nossas decisões de escolha. É esse o poder do Top Of Mind, na tradução literal “Todo da Mente”, onde essas marcas estão acima das demais na memória de consumo.
Existem várias pesquisas nacionais e internacionais para definir as marcas mais lembradas, mas a grande pergunta na maioria delas é: “Qual marca vem à sua mente quando pensado em determinado segmento ou serviço?”
Mais exigentes do que nunca, os consumidores têm ditado um novo cenário para o mercado de consumo de marcas e produtos. E para estar no topo da mente deles, é essencial estar conectado com seus propósitos de consumo, propor experiências e não apenas comprar por comprar. Além disso, criar consciência sobre uma atmosfera de consumo além da marca principal tem surtido bastante efeito, pois é capaz de incluir a marca mais no dia a dia do usuário, indo além do momento de compra.
É o que vem sendo feito pela Magalu, uma marca que antes oferecia eletro e eletrônico, hoje se promove como superapp, uma mega loja de variedades, onde oferece a possibilidade de comprar o que precisar. Assim, estando inclusa na casa do comprador, em suas vestimentas, itens de beleza, higiene pessoal e até mesmo nas compras de mercado.
Exposição de marca é uma outra estratégia bastante adotada pelas marcas do mercado. Estar presente em diversos canais de comunicação on e off – tv, redes sociais, sites, outdoors, displays out of home – pode custar caro, mas a longo prazo maior será a probabilidade dela ficar registrada na memória. É o que acontece em patrocinadores de times de futebol, em seus uniformes e em campo, no muro interno e placa eletrônica.
Contudo, a associação de marca tem apresentado em diversas empresas mais impacto na memória do consumidor, por trabalhar memórias afetivas, relacionamento, propósitos inerentes à marca e consumidores. É o que acontece com a multinacional Coca-cola.
Como todo ano é aguardado, em 2022 a marca promoveu seu comercial de Natal com a estratégia de associação. Um filho que não conta mais com a presença da mãe, mas a memória afetiva da Coca-cola em mesa, garante com que o jovem lembre a receita especial de Natal que sua mãe fazia para reunir os familiares.
De forma espontânea ou não, sua marca pode ser trabalhada para alçar novas posições na mente do consumidor, independente do seu tamanho, sendo nacional ou regional. Estrategicamente e de para uma construção duradoura, o preparo de um branding e execução de posicionamento de marca, é essencial para o mercado e que o cliente entenda a exposição de ideias de uma marca.
E se você ficou curioso em saber quais são as marcas Top Of Mind de 2022, confira a pesquisa feita pelo Datafolha.
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