Usados como forma de piada ou crítica, criados intencionalmente ou por acaso, eles estão presentes por toda a internet desde o início dos sites de fóruns e caíram como uma luva em todas as redes sociais. E, como não poderia deixar de ser, a publicidade se apropriou dos famosos memes para criar alguns anúncios bem interessantes no meio digital e físico, ao longo dos anos.
A grande virtude dos memes é a sua capacidade de replicação. Enquanto um viral comum, como um vídeo de gatinhos, se espalha rapidamente pela rede, sempre com a mesma forma, os memes se modificam conforme se proliferam. Uma foto de uma celebridade fazendo careta pode ganhar centenas de legendas diferentes, além de diversas montagens. Uma frase dita ao acaso durante um telejornal pode ser posta nos mais inusitados contextos ganhando variações. A publicidade se aproveita da interatividade e da descontração gerada pelos memes para gerar engajamento.
Usar os memes para demonstrar empatia e se conectar com o público, aproveitando mo momento de comunicação para enviar uma mensagem sobre um serviço, produto ou posicionamento da empresa. Essa conexão é muito efetiva por criar uma relação de confiança e intimidade entre o consumidor e a marca, causando simpatia e fixando ideias na mente do público-alvo.
Além de ter um uso preciso e pensado a respeito dos memes, é importante acompanhar os resultados da sua estratégia posta em prática. Utilizando métricas e análise de dados, você pode saber quando, como e o que dizer para cativar seu consumidor e conquistar um público cada vez maior. Para saber como fazer isso da maneira mais eficiente, liga para a Ipanema.
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