Usados como forma de piada ou crítica, criados intencionalmente ou por acaso, eles estão presentes por toda a internet desde o início dos sites de fóruns e caíram como uma luva em todas as redes sociais. E, como não poderia deixar de ser, a publicidade se apropriou dos famosos memes para criar alguns anúncios bem interessantes no meio digital e físico, ao longo dos anos.
A grande virtude dos memes é a sua capacidade de replicação. Enquanto um viral comum, como um vídeo de gatinhos, se espalha rapidamente pela rede, sempre com a mesma forma, os memes se modificam conforme se proliferam. Uma foto de uma celebridade fazendo careta pode ganhar centenas de legendas diferentes, além de diversas montagens. Uma frase dita ao acaso durante um telejornal pode ser posta nos mais inusitados contextos ganhando variações. A publicidade se aproveita da interatividade e da descontração gerada pelos memes para gerar engajamento.
Usar os memes para demonstrar empatia e se conectar com o público, aproveitando mo momento de comunicação para enviar uma mensagem sobre um serviço, produto ou posicionamento da empresa. Essa conexão é muito efetiva por criar uma relação de confiança e intimidade entre o consumidor e a marca, causando simpatia e fixando ideias na mente do público-alvo.
Além de ter um uso preciso e pensado a respeito dos memes, é importante acompanhar os resultados da sua estratégia posta em prática. Utilizando métricas e análise de dados, você pode saber quando, como e o que dizer para cativar seu consumidor e conquistar um público cada vez maior. Para saber como fazer isso da maneira mais eficiente, liga para a Ipanema.
Outros Assuntos
1 de julho de 2024
PREPARE-SE. VEM AÍ MAIS UMA ONDA DE SUCESSO
Com uma trajetória de sucessos consolidados no mercado cearense, a Ipanema Comunicação completa duas décadas de inovação constante, assumindo um desafio inédito em sua história. Após um longo período de negociações e alinhamentos estratégicos, a agência incorpora “à sua praia” toda a operação da Audaces, empresa também cearense com foco em Growth Marketing. A fusão […]
9 de janeiro de 2024
HORA DO CAFÉZIN – O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO
No primeiro episódio de 2024 do Hora do Cafézin, contamos com a presença da Ana Paula Grangeiro, da Fala Síndico e da Leonor Coimbra da Canal A. Em uma conversa instigante, as convidadas compartilharam suas visões e experiências sobre O EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO. Assuntos como as responsabilidades e desafios que as mulheres […]
18 de setembro de 2023
HISTÓRIAS SOBRE ATENDIMENTO QUE NINGUÉM CONTA PT.1
É inegável que a profissão de atendimento já tem um lugar garantido no céu. Desde ter que sentar em saco de arroz para fechar um contrato até ter que se desdobrar para conseguir cortesias para eventos, passa pelas situações mais inusitadas possíveis. Mas além disso, o que de fato faz o atendimento? Seu trabalho está […]