Personal Branding e BBB 21: A importância de um discurso coerente
Olá, #IPAlovers! Vamos falar de BBB? haha
Verdade seja dita, mesmo que você não assista ao BBB, já deve ter ouvido falar sobre a participação e atuação polêmica de Karol Conká e outros famosos no reality.
A cantora surpreendeu milhares de fãs com seus posicionamentos e falas dentro da casa, afinal, todos esperavam nada mais nada menos que, uma mulher aberta às diferenças, empática e que vai contra todo tipo de pensamento discriminatório.
E, de acordo com os últimos acontecimentos no reality, a artista falhou com a imagem que construiu fora do programa.
Falhas no Personal Branding
Karol construiu antes do reality uma trajetória na carreira musical que traz pautas importantíssimas de serem debatidas. Empoderamento feminino, antirracismo e empatia eram características intrínsecas à artista.
A falta de coerência foi o que mais a prejudicou, pondo em dúvida toda a verdade de sua carreira.
E, da mesma forma que uma boa publicidade pode atrair milhares de novos seguidores, o posicionamento incorreto também pode causar um forte regresso na carreira. Os últimos acontecimentos no programa comprovam esse ponto, pois alguns dos participantes famosos (denominados de camarote), mostraram inconsistências em seus discursos e não estão conseguindo sustentar sua marca pessoal (personal branding) dentro do programa.
E esse discurso de Personal Branding nos leva a outro ponto interessante do Big Brother Brasil: os seus grandes patrocinadores.
SE É PARA PATROCINAR, PATROCINEI.
Em 2021, mais uma vez o BBB é um dos assuntos mais presentes nas redes sociais. E não por acaso, traz consigo um grande elenco de patrocinadores, como: C&A, Coca-Cola, Avon, Americanas, McDonald’s, PicPay, cervejaria Amstel, entre outras.
As marcas ao longo dos anos têm visto no programa, líder de audiência, uma chance de se apresentar de uma nova forma, atingindo novos públicos. No programa são muitas as formas que os patrocinadores se apresentam, em ações como provas, dinâmicas e festas. O merchandising acontece dessa forma, apresentando a marca e seus produtos/serviços, além de oferecer promoções e oportunidades especificamente ligadas ao programa, o que chamamos na Publicidade de Crossmedia.
Além dessas diversas ações, as marcas ainda podem contar com as falas positivas de seus produtos pelos participantes do programa, que sempre são destacadas em VT´s durante a exibição ao vivo, o que gera ainda mais proximidade com o público e acrescenta notas de credibilidade ao produto ou serviço.
Outro fator específico que encontramos nesta edição, é que a publicidade feita através da casa mais vigiada do país traz relevância também em outras plataformas. Visto que, as próprias marcas estão surfando nas ondas dos memes e sempre estão bastante antenadas sobre o que está acontecendo no programa e sua proporção aqui fora.
Por ser um programa sem intervenção externa, há sempre possibilidades de acontecerem imprevistos e reações negativas do público, que podem, inclusive, ajudar marcas concorrentes que sequer entram em comerciais durante a exibição do programa na Rede Globo.
Foi o que aconteceu, por exemplo, quando a Karol Conká ganhou a prova do líder patrocinada pela gigante Coca-Cola e os concorrentes Pepsi e Guaraná chegaram aos Trending Topics do Twitter de forma bastante positiva para eles.
Por fim, certamente, estar presente no maior reality show do Brasil é super relevante para as marcas, seja para reafirmar o seu posicionamento ou para conquistar um novo público.
Escrito por:
Arthur Pacheco, Social Media.
Eddie Carvalho, Social Media.
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