A conquista do cliente é como um caso de amor: começamos com a arte da paquera, passamos pela fase da conquista inicial e aí inicia o processo mais delicado: a conquista diária.
Antes de comprar o seu produto ou serviço, o cliente compra você. Compra sua ideia, sua história, sua marca. Na cabeça do cliente, existe espaço apenas para duas categorias de empresas: as que o irritaram muito e as que o encantaram. Você já parou para pensar em que categoria se encaixa? Tudo o que fica no meio disso fica no limbo, numa espécie de “vale do esquecimento”. E não é lá que você quer ficar, não é? Por exemplo, você já deve ter ido a inúmeros restaurantes, mas de quais você realmente lembra? Quais pratos te fizeram voltar a algum lugar? Quais sabores não saíram da sua cabeça e te fizeram se tornar uma espécie de embaixador da empresa entre seus amigos?
Certamente, você irá lembrar das experiências incríveis – “Ah, aquele prato incrível do lugar X. Quero voltar lá em breve!” – e das piores – “Um dia comi no lugar X e veio um cabelo na comida” –. As que estão no meio disso, na média comum, desaparecem da mente, já que somos programados a lembrar apenas do que é relevante, para o bem ou mal. Por isso você perde clientes e nem sabe o porquê disso na maioria das vezes. Transformar uma experiência em um impacto negativo, de entrega insatisfatória, é muito simples, o desafio é trazer impacto positivo e tornar seus clientes os reais embaixadores da sua marca.
E, no mundo de hoje, esse relacionamento começa muito antes de o cliente visitar sua empresa. O processo de venda começa no meio digital. Um grande publicitário que conheço, sempre costuma dizer que nos dias de hoje os anúncios do Google são tão importantes quanto a conta de luz, não dá para ficar sem. Duvida? Uma simples e breve pesquisa com as palavras-chave que procura, podem te surpreender e mostrar que seus concorrentes estão à sua frente quando o assunto é anúncio. Redes sociais atrativas, de encher os olhos, com conteúdo interessante e com anúncios direcionados ao público certo, aliados à comunicação convencional, também chamada de mídia off-line é a receita certa para atrair bons frutos e ter a chance de conquistar seu cliente e não o perder mais de vista.
A pós-venda real acontece na memória da experiência vivida. Então, que tal focar em sempre entregar mais que o esperado? Uma hora a mais de conteúdo no curso, um brinde a mais junto com o produto, um e-mail marketing de comemoração ao aniversário com um desconto atrativo, um insight a mais no vídeo, uma surpresa a mais no serviço. Isso é você. E o cliente compra você, antes daquilo que você vende. Surpresa, admiração e encantamento são variáveis que conquistam qualquer cliente, estar à frente da concorrência é o que te diferencia de todo o resto. É hora de sair do limbo e decidir se sua empresa irrita ou encanta. E, lembre-se, a conquista é um exercício diário.
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