É provável que você já tenha visto anúncios de algum produto ou serviço que estava pesquisando anteriormente. Isso não é coincidência, é o remarketing entrando em ação. Essa é uma estratégia de marketing digital comum em negócios, tanto B2B quanto B2C.
O objetivo do remarketing é aumentar o número de conversões, ou seja, aumentar as vendas. Isso porque não é sempre que o seu cliente vai realizar uma compra na primeira vez que vê o anúncio. De acordo com o Google Adwords, quando se trata de e-commerce, 97% dos visitantes de um site não são convertidos na primeira visita. Esse número é ainda menor em vendas complexas, como pedidos de orçamento ou ações semelhantes.
O processo da efetivação da compra pode ser dividido em quatro momentos diferentes:
Consciência: quando a pessoa começa a pesquisar sobre algo que lhe interessa, mas sem a intenção de comprar.Consideração: quando a pessoa já possui conhecimento e está pensando em realizar a compra. é quando acontece a comparação de preços e pesquisa por referências.Compra: o próprio o nome já explica.Fidelização: acontece após a compra, quando a intenção é focar em converter novamente.
Um plano de remarketing bem estruturado pode alcançar usuários em diferentes etapas desse funil e levá-los à etapa seguinte.
Quando você busca um produto no Google, e clica em um anúncio pago na página de resultados, o Google identifica seus dados e passa a exibir posteriormente para você os anúncios deste mesmo site em outros sites parceiros, que abrem o espaço para anúncios (Rede de Display) ou nas páginas de resultados (Rede de Pesquisa).
A Rede de Display é basicamente um grupo de sites parceiros, onde são oferecidos espaços dentro das páginas para a divulgação de anúncios pagos, através de banners que buscam atingir a sua lista de remarketing.
Já na Rede de Pesquisa, como o próprio nome diz, os anúncios são exibidos na página de resultados da sua pesquisa. Não somente no buscador do Google, mas também em outros serviços da empresa, como o Google Maps e o Google Shopping.
Além dessas opções, sua estratégia de remarketing também pode utilizar as redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Nesse caso, é necessário utilizar plataformas além do Google Adwords, como Perfect Audience e AdRoll.
Algumas dicas rápidas, e que devem ser levadas em consideração na sua estratégia são: crie anúncios específicos para audiências relevantes, invista em boas landing pages, analise constantemente as métricas, e não exagere nas exibições dos seus anúncios.
Para estratégias de marketing digital que gerem os melhores resultados em conversão, conte com a equipe da Ipanema. Seu negócio com a gente vai dar praia!
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