Chegou o mês dos namorados! Época boa pra deixar os casais cheios de amor, e as agências de publicidade cheias de pauta. Nesse clima de romance, hoje é dia de falar de um relacionamento que a gente entende muito bem: o do cliente com a empresa.
Comparar um namoro com a relação entre marca e cliente final não é difícil. Como qualquer relação, o cliente precisa de muito mais que apenas o primeiro encontro. Não basta que ele conheça a sua empresa. Ela precisa marcar logo no começo, e encontrar uma maneira de se manter presente no dia a dia dos consumidores.
Para construir essa relação, existe um forte trabalho de branding, que depende bastante da intimidade, amplitude e velocidade que as mídias sociais oferecem. Mas existem várias outras maneiras de manter essa paixão acesa. Temos algumas dicas pra você.
1. Comece com um atendimento de qualidade
É essencial que a sua empresa trate o cliente da melhor forma possível. Um atendimento amigável é o primeiro passo para criar admiração no futuro consumidor do seu produto/serviço. Mas não pense nisso como um custos de tempo ou dinheiro. Seus clientes com certeza estarão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor de consumo.
2. O visual conta muito
Nesse caso, a aparência importa bastante. A primeira impressão que o cliente terá da sua empresa define a credibilidade para a maioria das pessoas. Design e apresentação feitos com qualidade impactam positivamente o consumidor.
3. Atraia seu cliente com conteúdo
O conteúdo criado para as suas mídias sociais mantém seu cliente atento em todos os seus passos. Publicações que sejam de interesse do seu público e uma proximidade criada através das interações também ajudam na hora de determinar uma compra. Conteúdo ajuda a conectar marcas e clientes de forma muito mais íntima.
4. Pense sempre nas emoções
Criar uma marca atraente envolve vários processos, principalmente para evitar que ela seja distante ou impessoal. E para atrair seus clientes, é preciso explorar várias emoções na sua estratégia, criando conexões mais humanas. O fator emocional muitas vezes é a base para as experiências de consumo.
5. Fique atento ao seu histórico e surpreenda
A grande maioria dos consumidores costuma investir muito mais em marcas que já ofereceram experiências positivas anteriores. Fique de olho para não cometer nenhum vacilo e registre tudo que a empresa já fez de bom. E quando sentir que a rotina está ficando chata, surpreenda seus clientes fieis com alguma novidade.
6. Dê atenção aos seus clientes
Os diversos canais de comunicação com seus consumidores que você tem a disposição devem sempre ser usados. As opiniões dos consumidores vão servir para melhorar a sua empresa. Aproveite as críticas positivas e ouça as críticas construtivas. Depoimentos de clientes podem também ser usados em seu site para gerar autoridade, e assim, aumentar as vendas.
Se você tem uma empresa, e busca um relacionamento duradouro com seus clientes, pode contar com a Ipanema. Somos ótimos cupidos, e podemos fazer esse romance dar praia!